Transmissão da abertura da III CIEMS

Será transmitida a abertura da CIEMS III ao vivo pela nossa página no facebook.

Acompanhe ao vivo às 19h de hoje, dia 23/07/2017.

https://www.facebook.com/ciemsobral/

ciems3

A abertura será realizada em conjunto com o 2ª concerto de encerramento do Eurochestries 2017, que teve uma semana inteira de apresentações bem sucedidas pela cidade de Sobral, Ceará.

 

Advertisements
Posted in Uncategorized | Leave a comment

Apresentação

Clique aqui para baixar os anais da III CIEMS!

 

Aberta a Chamada para o Envio dos Textos dos Anais da III CIEMS

Normas e Template para artigos completos

[ENGLISH ]Normas artigos completos 

Normas para as citações e cronograma

[ENGLISH]Normas para as citações

Cronograma envio trabalhos III CIEMS

Atenção!

Clique aqui para acessar o caderno de resumos da III CIEMS!

Clique aqui para acessar o cronograma das apresentações de trabalhos!

Clique aqui para acessar a tabela de resumos aceitos para a III CIEMS!

A Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral (UFC), através do Grupo de Pesquisa (UFC/CNPq) PESQUISAMUS – Educação, Artes e Música, e do Curso de Música – Licenciatura; com o apoio do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino das Artes (PROFARTES), do Eixo Ensino de Música do Programa de Educação Brasileiras (PPGEB); do Laboratório de Epistemologia da Música; do Ensino de Música, e do Curso de Música – Licenciatura (UFC Fortaleza) em cooperação com o Laboratório de Pesquisa em Letras, Linguagens e Artes (LLA-Creatis) da Universidade de Toulouse – Jean Jaurès, o Departamento de Música da Universidade de Québec em Montréal (UQAM), o Centro de Excelência em Pedagogia Musical da Universidade de Laval e o Grupo de Pesquisa MODAL (Multimodal Opportunities, Diversity and Learning) da Universidade de Simon Fraser, realizarão entre os dias 23 e 26 de julho de 2017 a 3ª Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral (III CIEMS). Este evento promoverá conferências realizadas por pesquisadores de renome internacional, divulgando e discutindo trabalhos científicos aprovados através desta chamada. Em concomitância com a CIEMS ocorrerá o IV Fórum Regional de Educação Musical. A III CIEMS reunirá pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais envolvidos na relação de ensino e aprendizagem da música em seus diversos contextos e lugares, seja em Sobral, no Ceará, no Brasil ou no mundo.

TEMA DO EVENTO

MÚSICA E COLABORAÇÃO:

Perspectivas para a Educação Musical

Para essa terceira edição a CIEMS quer ampliar as inúmeras discussões e trocas de pensamentos a respeito da colaboração no âmbito de educação musical. Como a colaboração pode acontecer? Em quais circunstâncias? Quais seriam os benefícios da colaboração para a educação musical?
Através de convênios firmados pela Universidade Federal do Ceará e outras Universidades, dentre elas a Simon Fraser University, a Universidade de Laval (Canadá) e a Universidade de Toulouse Jean Jaurès (França) ou ainda em âmbito nacional com a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a Universidade Estadual em Feira de Santana, percebeu-se a importância de se aproveitar o potencial da colaboração como caminho de desenvolvimento do campo da Educação Musical. Entende-se que, através de parcerias diversas, pode-se realizar projetos, discussões e ações que transcendem a perspectiva local, criando redes capazes de fornecer alternativas a problemas comuns no campo da Música e Educação Musical.
Entende-se que o ideal da colaboração tem se tornado, cada vez mais e em diversos âmbitos, elemento comum na prática da pesquisa em Educação Musical. Da mesma forma, uma série de projetos vêm se delineando no campo a partir da mesma lógica. As resultantes do trabalho colaborativo são muitas e não mensuráveis sem uma iniciativa que permita o diálogo, a discussão e o entendimento das dinâmicas e processos que delineiam essas práticas.
Para tanto, esta conferência internacional visa fomentar discussões sobre o papel da colaboração em diferentes contextos educacionais em música, considerando os saberes dos docentes, discentes e demais atores implicados nos processos de ensino e aprendizagem de música no mundo e em contextos colaborativos.

Realização:

UFC Sobral     Pesquisamus

Apoio:

Prof Artes     Toulouse     logo

FUNCAP          uqamprppg

laval

Posted in Uncategorized | Leave a comment